Loading

A Idade Dos Porquês

Por volta dos três/quatro anos, as crianças iniciam a famosa fase dos “porquês,” momento em que os adultos à sua volta sentem-se por vezes incompetentes, pois não conseguem responder a alguns de seus questionamentos, outras irritam-se por acreditar que já explicaram tudo e que a criança está deliberadamente provocando-os.

Este é, para as crianças, um momento bastante significativo do desenvolvimento cognitivo e da linguagem, pois todos os porquês visam auxiliar na compreensão do complexo mundo dos adultos. Apenas : “Você não pode fazer isto”, já não serve, elas querem muito mais. Quais as causas e conseqüências daquele não? O limite está claro? Quantas vezes elas já ouviram um não que virou sim rapidamente? Então, vamos lá. Realmente, elas têm razão, querem entender como funciona o mundo e a cabeça destes adultos complicados. Precisa certificar-se da consistência do não. E nós, adultos, precisamos estar disponíveis para responder quantas vezes for necessário, pois somente assim, elas poderão aprender a dialogar, interagir verbalmente, enfim, descobrir a arte da comunicação.

Responda, sempre que puder, várias perguntas e várias vezes a mesma pergunta, pois às vezes a repetição é importante para que a compreensão aconteça. E, quando não souber o que responder, não se preocupe, simplesmente diga que vai pensar em como responder e depois volte ao assunto. Pais não são gênios, e pais são falíveis.

Voltar

Rua Saldanha Marinho, 1836 e 1884 / Curitiba - PR