Loading

Como A Criança Aprende?

O primeiro momento do desenvolvimento é aquele em que as aprendizagens ocorrem por meio das sensações e dos movimentos, ou seja, é tocando, colocando na boca, lambendo, mordendo, cheirando, olhando e se movimentando que a criança vai descobrindo o mundo, que digamos é assim bem grandão, não é? Vamos lembrar de algumas experiências que nossas crianças vivenciam e que a maioria dos pais já conhece ou, provavelmente vai conhecer:

  • a- O primeiro momento do desenvolvimento é aquele em que as aprendizagens ocorrem por meio das sensações e dos movimentos, ou seja, é tocando, colocando na boca, lambendo, mordendo, cheirando, olhando e se movimentando que a criança vai descobrindo o mundo, que digamos é assim bem grandão, não é? Vamos lembrar de algumas experiências que nossas crianças vivenciam e que a maioria dos pais já conhece ou, provavelmente vai conhecer:
  • b- O que ver, tem que pegar: enfeite da sala da mamãe, da vovó, da vizinha chata, perfumes e remédios (pegar e provar), papéis importantes do papai e da mamãe;
  • c- O que pegar, tem que derrubar: principalmente se estiver na cadeirinha de comer, que é bem alta, é onde as melhores experiências são vividas. Jogar talheres, pratos, comida, tudo que for possível. Também jogar o brinquedo que está na cadeirinha, enquanto come, para ser pego e jogado novamente (um milhão de vezes);
  • d- Logo que aprender a se arrastar, engatinhar ou andar, escalar tudo e ir aos lugares mais inusitados e perigosos que estiverem por perto.

Tudo isso já aconteceu na sua casa? Você está rindo porque achou que só acontecia com você? Bem, é melhor assim, pois você está descobrindo que todas estas gracinhas são, na realidade, parte importante do desenvolvimento cognitivo da criança. É através de situações como as descritas acima, e muitas outras, é claro, que a criança conhece a si e ao mundo, elabora conceitos e descobre como se relacionar com tantos objetos e pessoas novas.

É por este motivo, que Jean Piaget descreveu esta etapa, denominando-a: ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR.

Devemos ter em mente, portanto, que ao mesmo tempo em que tais experiências são necessárias, elas podem representar riscos, que obviamente devem ser evitados. Os cuidados com objetos pequenos, produtos de limpeza, medicamentos, tomadas, escadas e janelas altas, enfim, tudo que possa ser interessante para a criança, mas um perigo a ser eliminado. Convém lembrar que a maior parte dos acidentes ocorridos nesta faixa etária, é os chamados acidentes domésticos.

Experimentar, tocar, subir e descer com segurança, representam etapas do aprendizado que precisam ser vivenciadas. Cabe a nós, adultos, proporcionar tais oportunidades, criando situações em que a criança possa realizar seus experimentos e suas descobertas.

Voltar

Rua Saldanha Marinho, 1836 e 1884 / Curitiba - PR