Loading

Meu Filho Não Para! Ele É Hiperativo?

Na última edição discutimos alguns comportamentos e características de crianças, na faixa etária de dois anos, percebendo diferenças entre falta de limites, comportamento agitado e, finalmente, características que merecem um cuidado maior, pois poderiam sugerir um diagnostico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção por Hiperatividade).

Quais seriam as características que poderiam chamar a atenção de pais e educadores para um suposto TDAH, na faixa etária escolar?

Uma criança que, na Escola, não consegue manter-se na carteira, sendo necessário que os professores a chamem com frequência para voltar ao seu lugar e, principalmente, quando conversamos com ela, nos diz que realmente gostaria de permanecer sentada, que gostaria de obedecer, mas não consegue. A descrição da criança nos indica que não estamos frente a um comportamento opositor, mas sim, um comportamento que ela não consegue controlar. Em casa, esta mesma criança levanta diversas vezes durante as refeições, assiste a filmes de “ponta cabeça”, troca de lugar com frequência. Parece que tem “formiguinhas” no corpo, pois está constantemente em movimento. Esta agitação também aparece quando está em meio a uma conversa, interrompendo a fala do outro ou não esperando que a pergunta que lhe dirigem seja concluída.

É comum ouvir dos professores que aquele aluno “parece estar sempre com a cabeça na lua”, ou como diria Ziraldo, com “macaquinhos no sótão” não responde ao que lhe perguntam, mas ao mesmo tempo, responde ao que é questionado aos seus colegas, não permitindo que os outros falem.

Voltar

Rua Saldanha Marinho, 1836 e 1884 / Curitiba - PR