Loading

Xixi Na Cama: Até Quando?

Pronto!

Já tirei as fraldas do meu filho. Agora ele faz xixi no banheiro, mas à noite... É importante respeitar o ritmo individual das crianças, além de sabermos que dificilmente a retirada de fraldas diurnas significa a sua retirada noturna. Normalmente retirar as fraldas à noite demora um pouco mais, pois envolve diversos fatores que diferem do dia, principalmente o fato de que a criança neste período não está acordada.

Quais são estes fatores?

Sono - a criança com dificuldade em despertar, não vai faze-lo ao estar com a bexiga cheia.

Excesso de Liquido- antes de dormir a criança ingere muito líquido e, também não acorda ao estar com a bexiga cheia.

Maturação.

Como e quando retirar as fraldas noturnas?

Quando a retirada das fraldas diurnas está completa e totalmente resolvida.

Quando a criança acorda seca diversas manhãs.

Quando, apesar de não acordar seca, manifesta desejo de não colocar fraldas para dormir.

Quando consegue compreender que deve ingerir menos liquido antes de dormir (duas horas antes), e acata esta solicitação dos pais.

Quando já está com 04 anos completos e nada disso aconteceu...

No último caso, será fácil? Nem sempre. Devem-se observar os fatores genéticos em relação à maturação, pois sabemos que este é um fator bastante importante, e que pode ser determinante para o controle da criança. Além disso, os outros fatores mencionados acima talvez precisem ser investigados, caso a criança mesmo com auxilio dos pais não consiga controlar os esfíncteres à noite.

Além das sugestões acima, também podemos pensar em: Reduzir o liquido duas horas antes da criança dormir.

Incentivar, fazer "combinados" com a criança, mostrando o quanto é gostoso dormir sem aquele monte de pano/ algodão, etc., atrapalhando suas pernas.

Utilizar algum sistema de reforço positivo- tabela com estrela, sol, figurinha, em que a cada dia que a criança acorda seca, recebe imediatamente pela manhã, o reforço combinado. A cada duas conquistas seguidas receberá um premio, que pode ser um passeio ao parque, um lanche gostoso, uma figurinha nova para seu álbum, enfim, algo simples, mas importante para a criança.

E, se nada disso funcionar, então está na hora de pensar em investigar melhor, pois os outros fatores podem estar interferindo nesta conquista.

Psic. Maria Helena Jansen de Mello Keinert. -CRP 08/1252

Voltar

Rua Saldanha Marinho, 1836 e 1884 / Curitiba - PR